quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Preparação para a reprodução

Em Janeiro, Fevereiro na generalidade dos casos é os meses indicados para a formação dos casais. Devemos “estudar” previamente as aves em melhores condições, são só ao nível fénotipo (aspecto exterior da ave) e génotipo (património genético da ave), mas essencialmente às condições de saúde, dando sempre um tempo de adaptação ao casal para que tenham um relacionamento harmonioso que é fundamental para a fecundação dos ovos e consequentemente de bons resultados.

Aspectos a ter em conta na preparação dos reprodutores são essencialmente o ambiente e alimentação.

Considerando a boa saúde dos reprodutores, temperatura adequada e sobretudo a luz, são componentes fundamentais para a obtenção de bons resultados. Podemos favorecer esta preparação com um programa organizado de luz artificial, simulando as horas de luz ideais na época de preparação e reprodução ou então aguardando pela época ideal, como é a Primavera.

Continua…

domingo, 20 de janeiro de 2008

Panorama de desenvolvimento dos jovens canários

1º ao 5º dia: Os filhotes têm

ainda os olhos fechados e ficam

frequentemente na posição de embrião,

com a cabeça dobrada para a barriga.

6º dia: Os olhos abrem-se.

Tornam-se visíveis os rebentos

das penas.

7º ao 8º dia: Expulsão voluntária

dos excrementos para fora do ninho.

12º dia: As penas rebentaram e já

se desenvolveram bastante.

17º ao 18º dia: Os jovens canários

deixam o ninho, mas ainda são

alimentados pelos progenitores.

30º dia: Independência completa.

2º ao 4º mês: Primeira muda das penas,

incluindo as das asas e do rabo, são

substituídas. Depois a plumagem é

igual á das aves adultas e os jovens

canário tornam-se púberes.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Vamos falar sobre conceito de vitaminas…

As vitaminas: são corpos químicos indispensáveis em pequenas quantidades para manter a vida, o crescimento e o normal funcionamento dos órgãos do corpo.

As vitaminas, as aves vão buscá-las á alimentação (as naturais, mas as quantidades produzidas por estas não são suficientes), pois também normalmente as vitaminas não produzidas no próprio organismo do canário sendo necessária a administração pela mão do próprio criador através da alimentação (as sintéticas; em forma de gotas liquidas, em pó, comprimidos ou cápsulas). A falta de vitaminas provoca retardamentos no crescimento, resistência débil ás doenças, dificuldades na criação, etc., muitas das vezes até á morte. O excessivo uso de vitaminas também provoca danos no organismo. As vitaminas só por si eram tema para um artigo bastante longo, dei eu não entrar muito em pormenores…tanto de funções como descrições de generalidade, mas a minha função é generalizar o tema de maneira que quem leia este artigo consiga perceber minimamente a importância das vitaminas na vida das aves e não só.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

As aves e a luz

Nas aves, o período da reprodução natural, ocorre numa altura em que há maior luminosidade, ou seja, no início da Primavera, quando os dias começam a ser mais longos.

A luz, especificamente o aumento da duração e intensidade, tem um grande efeito no ciclo reprodutivo; estimula a hipófise a produzir seus hormônios, entre os quais aqueles que estão envolvidos no processo de reprodução. Ao concluir, portanto, que aumentos artificiais na quantidade diária de luz são estimulantes do processo reprodutivo, alguns criadores conseguem induzir as suas aves a antecipar o início das criações, usando para esse efeito lâmpadas com um aspectro específico (Arcadia Bird Lamp).

No entanto, qualquer aumento (ou diminuição) de luminosidade, deve ser feito de maneira gradual, porque caso contrário pode levar a que as aves entrem em muda de penas (muda falsa).