sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fim da criação à vista!!!

Já lá vão 5 meses, que as minhas aves estão a criar, não falhei um único da no canaril,o cansaço é grande, todos os dias de manhã por volta das 6.30h estou no canaril a dar o germinado e tudo o resto que eventualmente necessitem (nutribird, sêmola, papa ,etc) .
Neste momento já posso fazer um balanço da criação, apesar de ainda não ter terminado, isto é nascera hoje as ultimas crias da temporada, tenho outras ainda a acabarem de se criar (com os pais).
Posso fazer um balanço positivo, da criação é certo que nem tudo correu como gostaria, tenho 3 casais que não tiraram uma única cria, casais esses que são muito importantes no meu plantel, claro que todos eles são, mas para os mas entendidos sabem bem do que falo.
Neste momento tenho 197 aves anilhadas, tenho 10 aves nascidas que ainda não estão anilhadas, certo que irão morrer uma ou outro, o que é perfeitamente natural, tenho casais que fizeram 4 posturas, pois a primeira não tiveram ovos galados, como tal esses casais permiti uma quarta postura, tenho outras com duas posturas, pois em muitas delas fizeram 2 posturas e tiraram 10 aves, como tal não permiti mais nenhuma, as restantes fizeram 3 posturas.
Tendo em conta que criei com 30 casais, sendo que 3 casais não tiraram uma única ave, e tirar mais de 200 aves é de faço muito bom, tive alguns contratempos como casais alimentar mal (o que é normal), poucas foram as mortes embrionários (muito poucas), o que foi em quantidade mais significativa foram as aves que não se desenvolvem correctamente, não sei se será alguma carência de algum tipo de vitamina, problemas genéticos, não sei.. terei que analisar a situação e falar com algumas pessoas entendidas no assunto…
Agora é esperar que as aves que estão a fazer o desmame se portem bem (risos) e que as aves que nasceram hoje se desenvolvam para irem fazer companhia às outras no voadouro.
Quanto a quantidade atingi sem duvida o meu objectivo, quanto a qualidade penso que é um pouco cedo para tecer algum parecer quanto ás mesmas, mas pelo que vejo tenho aves bem interessantes, no entanto não quero entrar em grandes euforias, pois a muda irá ditar a qualidade final das aves, por isso à que esperar.

Desejo a todos uma óptima muda para as vossas aves e que estejam em grande nas exposições/concursos que iram participar … ;)

1 comentário:

Vitor Monteiro disse...

Boa noite amigo Eduardo.

Fico contente por teres conseguido alcançar os teus objetivos..

Desejo que as tuas aves façam uma boa muda..
Boa sorte também para as expos, sei que deves estar muito orgulhoso de participar em Reggio.

Abraço,
Vitor Monteiro