terça-feira, 20 de outubro de 2009

Quistos

A cada dia que passa a tecnologia ornitológica evolui mais e novas técnicas surgem para que possamos utilizá-las no nosso canaril.
Chegou a vez dos "Lumps" ou "Bolas" que tanto enfeiam os nossos pássaros. Em todo o canaril,aparece esse tipo de problemas e nunca sabemos realmente como tratá-los. Ultimamente estamos utilizando uma nova técnica que tem dado óptimos resultados e que passaremos a relatar aos criadores.
Há inúmeros factores e causas que provocam o surgimento das "Bolas" como:
·Pássaros com muita plumagem e excesso de penas;
·Erro no acasalamento;
·Debicagem dos pais nos filhotes ou o próprio canário magoando o folículo da pena, facilitando o aparecimento da "bola";
·A falta de nutrientes específicos bem como uma nutrição inadequada.
Anteriormente já foi tentado inúmeras maneiras de sarar o problema como:
-Amarrar com fio dental, e esperar cair;
-Amarrar com fio dental para cortar;
-Retirar e cauterizar a bola com bisturi elétrico, etc...
Porém, o mais novo método consiste em: Injectar ALBOCRESIL directo na "bola", uma quantidade necessária que se consiga injectar ,duas ou três vezes com uma agulha de insulina em vários locais da bola, durante 2 a 3 dias. Após esse tratamento é só cortar o suficiente para retirar a "bola" seque o local e coloque novamente o produto. Quando pretendemos retirar de uma só vez, fazemos cirurgia na qual utilizamos um isolante que nada mais é que duas laminas de alumínio unidas, em uma extremidade com um rebite e uma cavidade nas duas lâminas. Usamos a cavidade para segurar a "bola" e para não passar calor do ferro de soldar que usamos como bisturi eléctrico, ao corpo do canário que estamos a operar acautelando o local da mesma. Após a extração utilizamos uma pomada cicatrizante como protectora do local. Acreditamos que com essa nova tecnologia possamos sarar de uma vez esse problema que tanto aflige e causa a impressão de falta de cuidado com os nossos pássaros. Esperamos que estas informações auxiliem a todos ornitófilos e colocamos-nos à disposição para qualquer esclarecimento que ache necessário.

Fonte: http://www.canarilvalenca.com.br/artigos_detalhes.php?numero=451&ano=2005&cod_cat=23

Sem comentários: