quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Ivomec Pour On e a sua uilização na ornitologia

t061dldhhmmql9rpwhw0.jpg
6ofvzystmvj6u1g3r6.jpg
9gqpmqt72ys1lx2lsufw.jpg

O assunto que escolhi para abordar hoje já foi temas do blog mas, resolvi voltar a este assunto depois de falar com alguns criadores amigos, abordarmos vários temas mas, mais uma vez os ácaros vieram a na nossa conversa, porque se aproxima a nova época de criação. Quem já não teve problemas de ácaros? Foi então que tive conhecimento de “novos” produtos na utilização no combate desta “praga”. Os ÁCAROS são para “abater”!Muitos criadores têm problemas e estão dispostos a gastar o que for necessário para acabar com esta “praga”, a perda dos nossos reprodutores e crias merece este esforço.Resolvi compartilhar um pouco do conteúdo da nossa conversa.
Então, existem 3 tipos de ácaros, podem ser externos e internos, pode haver outros. Mas estes são os mais falados entre os criadores de aves.
Externos:
1. Os que sugando o sangue das aves através da pele no períodos nocturno (pequeninos e de cor avermelhada/cor do sangue).2. Os que se alimentam das penas, peles mortas (cor acastanhada claro).Interno:3. Os ácaros que instalam nas vias respiratórias (traqueia e pulmões).
Nos dois primeiros casos os ácaros podem ser vistos a olho nu, já o terceiro caso torna-se difícil a sua visualização.Em casos mais graves podem provocar morte de crias e progenitores, reproduzem e propagam com uma velocidade espantosa, a maneira como estes se podem levar ao desespero de muitos criadores.

Na tentativa de combater os ácaros, temos outros produtos no mercado.Podemos encontrar-se muitos outros produtos: “MEN FOR SAN, HIDROVIT, ALLAX, PULMOSAN, FLORA MUCIL, CANI AVES, PIOLHAVES…”.Dos vários produtos vou destacar mais dois no combate desta “praga”, o IVOMEC POUR-ON” e o NOROMENCTIN POUR-ON estes produtos foram estudados e adoptados por muitos criadores, relevo que estes produtos são de uso veterinários em bovinos.

- O NOROMECTIN POUR-ON indicado no combate de vários parasitas (internos e externos).Atenção: O “NOROMECTIN POUR-ON” é um produto de utilizado em BOVINOS DE CARNE E DE LEITE NÃO LACTANTES, a IVERMECTINA faz também parte deste produto, o intervalo de segurança em bovinos, o mesmo varia “TECIDOS EDÍVEIS 28 DIAS, NÃO UTILIZAR EM VACAS PRODUTORAS DE LEITE PARA O CONSUMO HUMANO. NÃO USAR EM NOVILHAS GESTANTES NOS 60 DIAS ANTES DO PARTO.”-O “IVOMEC POUR-ON” é uma solução tópica para bovinos no combate de: PARASITAS: “NEMÁTODOS, GASTROINTESTINAIS, VERMES PULMONARES, PARASITAS OCULARES E LARVAS DA MOSCA”, faz parte da sua composição a IVERMECTINA 5,25mg, como podem ver é muito forte, por ser para bovinos a sua utilização na Ornitologia deve ser feita com muita precaução.A utilização é muito semelhante ao NOROMECTIN POUR-ON em todos os procedimentos de utilização.O POUR ON (SOLUÇÃO PARA UNÇÃO CONTÍNUA) e que a sua absorção é feita através da pele.

Estes produtos devem ser colocados com um conta gotas, esta é a melhor forma de controlar a quantidade de produto a ministrar na ave; modo de administração, deve deitar uma gota no pescoço (abaixo do nuca da aves) as penas devem ser afastadas (abertas) de modo a facilitar a penetração do produto na pele da ave, periodo de segurança de 30 dias antes da época da reprodução, já os filhotes devem ser “vacinados” assim que forem “desmamados”dos pais, na ave esta “vacina” tem uma validade de 6 meses.

Precauções:1- Produto muito concentrado para a utilização em ornitologia.2- Evitar a sobre dosagem, esta pode provocar a esterilização dos reprodutores ou pode provocar a sua morte.3- Evitar a seu uso no período de reprodução, pode ocorrer a morte dos embriões ou esterilidade da mesma.4- Manter um plano de segurança pessoal, evitar o contacto com a nossa pele.5- Respeitar um intervalo de segurança entre a “vacinação”.6- Sempre que se adquiri uma ave num criador devemos perguntar se a mesma já foi “vacinada”, no caso de a resposta ser positiva deve tentar saber qual e quando, neste caso não devemos voltar a “vacinar” a ave.Em alguns casos estes produtos podem ser encontrados e Cooperativas Agrícolas ou Farmácias que vendam produtos para animais; atenção, se for adquirido na farmácia deve perguntar se o mesmo já se encontra diluído é frequente este estar puro, como não há frascos de pequenas quantidades deve ser comprado por um grupo de criadores, deste modo torna o seu preço mais acessível.
O meu conselho é, antes de experimentar procure informar-se ou peça aos criadores mais experientes e que já tenham utilizado o “IVOMEC POUR- ON”ou o “NOROMECTIN POUR-ON conselhos para a melhor utilização, o erro aqui pode ser irreversível (morte ou esterilizarão).Nota: leve um frasco onde poderá trazer o produto, estes produtos são vendido em avulso.

Fonte:
http://bloggerbirds.blogspot.com/

Sem comentários: