segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O porque de muitas mortes dos canários com 3 dias de vida:

O Ponto Negro

Muitos canaricultores já ouviram falar do Ponto Negro, e ainda pior, alguns já viram canários seus morrer com esse problema. As poucas coisas que se sabe sobre esta doença são:
- O ponto negro que aparece na parte lateral direita do abdómen é a vesícula biliar congestionada. Depois da cria morrer a vesícula rompe-se e dela sai a bílis que cobre toda a parede abdominal;
- Afecta principalmente as crias;
- As aves nascem já com esse problema.
Actualmente desconhece-se se se trata de uma doença contagiosa (vírica, bacteriana ou fúngica) ou um problema metabólico. Investigações recentes realizadas nos EUA parecem demonstrar ser um vírus.


Em qualquer caso, nos aviários afectados deve-se proceder da seguinte maneira:

- Desinfectar escrupulosamente as instalações assim como todos os utensílios utilizados pelos canários (comedouros, bebedouros, poleiros…);
- Administração de vitaminas e probióticos para fortalecer as defesas das aves;
- Aumentar a ventilação do canaril e diminuir o número de aves existentes no canaril;
- É aconselhável reduzir o número de posturas ou mesmo não deixar as aves fazer criação esse ano.

Existem aves que costumam ter filhotes com o ponto negro e de um momento para o outro criam com normalidade. No ano passado recebi um par de canário de cor que tinham tido problemas com o ponto negro nos filhotes. Enquanto estiveram no meu poder limitei-me a dar complexos vitamínicos e probióticos juntamente com uma alimentação variada. A primeira postura teve 4 ovos: 2 férteis e 2 brancos. Na segunda postura também foram 4 ovos: 3 férteis e 1 ovo branco. Todos os ovos fertéis vieram a dar filhotes saudáveis enquanto que na época anterior tinham todos morrido com o ponto negro.

São muitas as perguntas que faltam responder:
- Que factores desencadeiam a aparição desta doença?
- Como se contagia?
- Qual o tratamento?
Parece evidente que os antibióticos não resolvem o problema por isso temos que procurar substancias que aumentem as defesas dos canários para eles próprios ultrapassarem a doença.

Autoria de: Enrique Moreno
Traduzido por: Ivo Leite

Sem comentários: