domingo, 30 de dezembro de 2007

Alguns conselhos práticos para canários

(continuação)

Anilhamento

Qual a melhor altura para anilhar as aves?

Normalmente entre o 5º e o 6º dia, no entanto deve-se ter em conta com o desenvolvimento da jovem ave. A anilha é o bilhete de identidade da ave, pois nela consta o seguinte: ano de nascimento, numero da ave,numero de criador “stam” e sigla do clube que pertence o criador. A anilha é fechada e não permite a falsificação da identidade do pássaro. O Anilhamento e feito da seguinte forma: colocam-se os três dedos da frente no interior da anilha, depois de fazer a anilha subir pela pata passará o outro dedo, estando a anilha colocada. Muito cuidado para não colocar a anilha muito cedo que acaba por cair, ou muito tarde e ai pode magoar a ave ao tentar colocá-la.

Separação das jovens aves

Normalmente as jovens aves separam-se por volta do 30º dia após o nascimento. Mas geralmente nessa data ainda são alimentadas pelos progenitores. Quando deixarem de ser alimentadas pelos progenitores colocar as aves em viveiros amplos para as jovens aves se desenvolverem, nesse mesmo viveiro deve – se colocar a disposição das aves água com vitamínico, sementes, papa e outros que o criador ache necessário.

Entretanto os progenitores continuam o seu ciclo de criação…deve-se salientar que as aves só deverão fazer três posturas para o bem estar das mesmas…

Sem comentários: