segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Um pouco sobre genética...

Certamente que já várias vezes juntámos duas aves na esperança de que produzissem crias da cor de um dos pais e no final se obteve quase todas as cores possíveis ou até mesmo a cor que pretendíamos.

A cor é só um exemplo, pois podíamos fazê-lo em relação a vários factores, tais como: porte, tamanho, qualidades reprodutoras, etc.

A transmissão de certas características de pais para filhos é regida por “leis” que são a base da genética que devemos conhecer, ou pelo menos devíamos.

É importante salientar que alguns factores são ambientais e nem sempre é fácil de distingui-los. Por exemplo, uma ave que permaneça no ninho por dois meses (como por exemplo os psitacídeos) se não tiverem uma alimentação adequada, nomeadamente cálcio e vitaminas podem ficar com problemas nas patas. Agora imaginemos que essa ave era uma fêmea com qualidades excelentes... muito provavelmente muitos criadores acabariam por não a usar na criação por estar debilitada, mas o facto é que os problemas que ela tem não são transmissíveis aos filhos, pois a sua causa foi ambiental e quase de certeza que com uma alimentação equilibrada e adequada as sua crias não iriam ter quais queres problemas.

Continua…

Sem comentários: